16.9.08

Isso é democracia mesmo, Dagoberto?

Está instalada uma polêmica entre os leitores do blog Acerto de Contas, que publicou um post divulgando este Poluição Eleitoral. O leitor Dagoberto Melo defende que "essa zona" é muito positiva, símbolo da democracia e liberdade de expressão. Me parece que Dagoberto está sendo um tanto radical.

Liberdade de expressão? Essa poluição não é o povo se expressando, mas um grande desperdício de recursos. Duvido que você encontre entre os "seguradores de bandeira" UM que esteja fazendo isso por idealismo, amor à causa. É assistencialismo da pior espécie: eles recebem uma remuneração que não muda nada em suas vidas, mas onera bastante o custo da campanha - não dá para pensar num jeito melhor de gastar esse dinheiro?

Democracia? Bom sinal de democracia é a internet, são os debates, são as rádios comunitárias, as publicações impressas, os artigos na imprensa. Ninguém está falando em voltar à ditadura, mas em usar de forma civilizada o espaço público. Democracia não tem nada a ver com as placas que impedem a circulação de cadeiras de rodas e pedestres, com os carros de som que perturbam a paz nos bairros; com os panfletos que sujam as ruas e aumentam os gastos com a limpeza pública; ou com o excesso de bandeiras que confunde os motoristas, obriga pedestres a andar na rua, facilita atropelamentos e tira o brasileiro da sala de aula e da busca por um trabalho em troca de uma mixaria... Esses são prejuízos à cidadania e representam uma absoluta distorção do conceito de liberdade de expressão. Independente da cor da bandeira.

(Texto enviado pela colaboradora Roberta Rêgo)

Nenhum comentário: